Microsoft está trabalhando em um recurso de aumento de produtividade para o Outlook

Laptop-Placed-on-a-Table-With-Outlook-Open-in-It
Laptop-Placed-on-a-Table-With-Outlook-Open-in-It

Chamado de “Focus Time”, o próximo recurso permitirá que você agende horários de silêncio diretamente do calendário do Outlook.

Com suas iterações mais recentes do Windows, a Microsoft adicionou alguns recursos úteis que desativam as notificações e ajudam você a trabalhar sem interrupções. Agora, a empresa está trabalhando para adicionar a mesma ideia ao Outlook, permitindo que você defina horários de silêncio no cliente de e-mail.

O novo “tempo de foco” para o Outlook

Conforme observado por Neowin , uma nova entrada no Microsoft 365 Roadmap vem com o título “Outlook: Focus Time in Outlook Calendar”. Também foi adicionado recentemente, com data de criação em 28 de outubro de 2022.

A descrição da entrada não mede palavras sobre a funcionalidade do recurso:

Os usuários podem agendar eventos de foco diretamente do calendário do Outlook e silenciar as notificações do Outlook e do Teams durante esse período.

O Roadmap é a maneira da Microsoft de manter as pessoas atualizadas sobre os recursos em andamento, o que significa que demorará um pouco até que você possa silenciar as notificações no calendário do Outlook. No entanto, a empresa definiu uma data de lançamento provisória para janeiro de 2023.

Dando algum foco aos funcionários que trabalham em casa

Esta não é a primeira vez que vimos a Microsoft adicionando novos recursos relacionados ao foco em seus produtos. Em abril de 2022, a Microsoft aprimorou a ferramenta Focus Assist do Windows 11 para ajudar as pessoas a fazer ainda mais.

Mas por que a Microsoft está prestando tanta atenção a esses recursos relacionados ao foco? A resposta pode estar no recente boom de pessoas que trabalham em casa. Os PCs de escritório geralmente não vêm com muito mais do que o necessário para realizar o trabalho. Como tal, as notificações geralmente são relacionadas ao trabalho e são importantes.

Agora que muitas pessoas estão trabalhando em casa, as coisas ficam um pouco mais distraídas. Se você usa o mesmo PC para trabalhar e se divertir, provavelmente já foi bombardeado por notificações de ambos os lados antes; e-mails de trabalho que chegam ao lado de amigos que enviam mensagens para você no Facebook, por exemplo.

Assim, é importante que as pessoas possam personalizar quais aplicativos podem enviar notificações e quando. Dessa forma, as pessoas que trabalham em casa têm mais facilidade em gerenciar quando é hora de fazer negócios e quando é hora de conversar.

A Microsoft provavelmente percebe isso, e esse pode ser o motivo pelo qual seus aplicativos e software agora estão obtendo ferramentas aprimoradas relacionadas ao foco. E é igualmente provável que a empresa introduza mais ferramentas baseadas em foco ou aprimore as existentes em um futuro próximo.

Colocando o Foco na Produtividade

Com as pessoas trabalhando em casa, a Microsoft parece estar desenvolvendo ferramentas melhores para ajudar as pessoas a manter o foco. Teremos que ver como a ferramenta funciona quando começarmos a usá-la em janeiro de 2023.